domingo, 20 de junho de 2010

E essa tal beleza...


Meninas,

Eu tô meio atrasada para falar do post da Larissa (Raking de Cosméticos, leia aqui!), mas não poderia não comentar.

Ao final do post da ela fala:
"Descobri que não há necessidade de se usar todos os dias 7 itens no rosto e que muitas vezes ela acaba se tornando uma máscara para camuflar certas inseguranças"

Eu fiquei pensando nessa frase e achei digna de colocar para vocês umas info. Bora lá!

Existe toda uma área da Psicologia que estuda o uso dos cosméticos (Psychology of cosmetics) e tem-se como resultados:

*Quando perguntado a um grupo, por meio de fotos de mulheres brancas com e sem maquiagem, o que achavam delas, as que usavam maquiagem eram percebidas como mais saudáveis, confiantes, com maior potencial de ganho financeiro e com trabalhos de maior prestígio, quando comparadas as mulheres sem maquiagem;
* Mulheres se sentem mais confiantes e sociáveis quando usam maquiagem;
* Efeitos psicológicos da busca pela beleza: infelicidade, confusão, miséria (no sentido de tristeza profunda) e insegurança, e
*Mulheres creditam sua infelicidade a seus corpos que não são perfeitos, isto é, acreditam que, quando belas serão felizes.

Usar make, se cuidar, ter os momentos "menininha" é uma delícia! Entretanto, como tudo na vida, acredito que nenhum extremo faz bem. Se você não usa NADA, nem protetor solar ou cuida o mínimo do seu corpo, que tipo de cuidado você está tendo consigo mesma? Se você não cuida do seu maior bem, que é o seu corpo...
Ao mesmo tempo, se é um pesadelo (pesadelo mesmo, não medinho. Pesadelo do tipo "não vou sair de casa") pensar em sair de casa sem corretivo, base, blush, passar chapinha e afins, também não é bom. Do mesmo jeito que não é bom pensar que quando você comprar tal produto ou entrar na roupa tal, você vai ser, finalmente, feliz. Se você gasta mais tempo se cuidando que vivendo...

Devo dizer que eu mesma dei pala um dia desses quando lembrei que tem apresentação de ballet essa semana e bailarina não pode usar esmalte. Serão 2 dias sem esmalte. Na hora eu fiquei chateada. Mesmo! Pensei "aposto que foi um homem que inventou que bailarina não pode usar esmalte no palco!". Depois, pensei "Que motivo mais tosco para se ficar chateada. Credo! Hahahah".

Acredito que você não é o que usa ou como se apresenta, você é muito além disso. É alguém com diversas características que, por acaso/também, usa maquigem e outros produtos.

Quero que fique BEM CLARO que isso não significa que estou na vibe contra-make e afins, só acredito que TODAS nós devemos, periodicamente, fazer um momento de pausa e pensar se estamos nos cuidando ou nos escondendo. Acredito que tá aí a diferença.

Obs.: Tem um artigo que resume bem o assunto em questão. Está em inglês, infelizmente. Quem quiser, tá aqui o link.

4 comentários:

  1. Muito legal esse post! Também penso assim, amo mto maquiagem, mas tem dia que saio de casa sem passar um pó no rosto, nem batom, nem nada... simplesmente porque não tô a fim, é muito bom nos cuidarmos, mas é doença quando nos tornamos escravas desse ritual de beleza!
    Bjo grande e fica com Deus!
    Ah... e tenho certeza que quando vc estiver dançando no palco lindamente ninguém se lembrará que vc tem unhas!!!

    ResponderExcluir
  2. Eu acho que a palavra chave é equilíbrio (aliás, como tudo na vida). Nem maquiagem e cuidados "belezísticos" demais, nem de menos.
    A dificuldade é conseguir dosar, né?
    Mas com um pouco de reflexão e uma boa quantidade de esforço pessoal dá para lidar com isso de forma saudável!
    Bjos.

    ResponderExcluir
  3. ai, que mara! ainda mais vindo de um blog de beleza.
    é isso ai, nao sejamos afetadas...bom senso em primeiro lugar, sempre!!
    que possamos usar artificios para ajudar a nos mostar, e nao o contrario...
    parabéns, psis!
    Joy

    ResponderExcluir
  4. Gostei bastante do seu post, e é bem verdade que mulher adora um excesso, inclusive com a busca pela beleza, td bem que alguns sacrifícios são válidos, mas quando você se pega falando abobrinhas como, não vou sair de casa pq n tenho roupa, ou minha maquiagem n ficou boa, que vc percebe o tal do "excesso"!

    Até comecei meu blog com um post sobre ser mordida pelo bichinho da maquiagem, se quiser dar uma conferida! =)

    www.naosouessacocacolatoda.blogspot.com

    Bjo!

    ResponderExcluir

Hora da catarse